terça-feira, 27 de abril de 2010

Você vai à Macapá e não no Macapá!

Não é de hoje que eu escuto essa expressão "fulano foi no Macapá" ou "aqui no Macapá, tal coisa..." Geralmente são pessoas de fora do Estado que falam assim, da região sul e sudeste, precisamente. Eu não sei você, mas eu me incomodo muiiiiiito com isso. 
Acabei de ler uma nota na Ego (site de celebridades da globo.com) sobre a vinda do Eliezer a nossa cidade e diz exatamente assim: "Eliezer viaja para o Macapá", esse é o título da nota. 
Bom, vamos começar por aqui a correção. Macapá é uma palavra feminia e é a capital do Estado do Amapá, por isso deveria estar assim: Eliezer viaja à Macapá ou vai à Macapá, apenas isso! Ou, Eliezer vai ao Amapá (Estado). Se você viaja para uma cidade apenas para visitar, você vai a cidade tal ou ao Estado tal porque você vai e volta. Quem vai para alguma cidade, geralmente vai morar ou já mora lá.

Bom, continuando... Na nota a cima da foto está assim: Eliezer esteve na noite deste sábado, 24, no Macapá, no Amapá. O que o ex-BBB foi fazer tão longe? Ele fez uma presença vip numa boate e levou o público ao delírio ao ensaiar alguns passinhos na pista de dança. 
Aiiiii, doeu no meu ouvido isso. Não dá mesmoooo! Gente, pelo amor de Deus, vamos procurar escrever direitinho a sobre a capital Macapá do Estado do Amapá. 
Tudo bem que é longe, como faz questão de destacar a cara colunista, mas nem por isso escrevemos ou nos expressamos erradamente sobre qualquer cidade aí de baixo (Macapá fica no norte, região bem acima da região sul no mapa, outro extremo). 

Vamos procurar visitar mais a gramática, ok?!