terça-feira, 13 de abril de 2010

A força da União

Ainda assisto estarrecida a tragédia do Rio de Janeiro. Pra quem conhece a cidade, é difícil de imaginar tanta desgraça ao mesmo tempo, fico tentando vizualizar na minha cabeça, através das imagens, o estado real em que a cidade ficou, principalmente os lugares mais afetados. Assistimos recentemente a tragédia no Haiti, do Chile e de longe imaginamos que isso tudo podia acontecer aqui, bem perto da gente. Ai nos perguntamos, de quem é a culpa?? Do clima, que está enloquecido mandando frente frias para um país tropical como resposta da agreção a natureza por anos cultivada?? Dos nossos políticos anteriores, que incentivaram a moradia de lugares comprometidos com a desgraça, como é o caso do Bumba, colocando água e energia eletrica no lugar como convite para habitação de risco?? Da população (a vítima) que ajudou com a tragédia com descomprometimento de manter a cidade limpa, porque não teve essa orientação, essa educação habitacional?? A essa altura dos fatos, pouco importa. O fato é que tem dezenas de pessoas enterradas no resultado de tudo isso, sem ter tido ainda o direito de um velório digno, perto de seus familiares, como todos um dia esperamos ter, porque a morte é certa, o que não é certo é da forma como essas pessoas morreram. Muito triste, lamentável! Doloroso ver a dor nos olhos de quem perdeu tudo.

Agora o lado da força, da união. O brasileiro é assim, da a mão pra quem tem dor. Ajuda, se uni, promove eventos pra arrecadar doações, da abrigo, comida, roupa, compartilha o que têm, faz a diferença! E isso se chama SOLIDARIEDADE, uma caracteristica forte do nosso povo. 
Quem não pode, pede a Deus pra que o sofrimento seja o menor. Faz oração, o  que já é uma agrande ajuda. Não que isso seja o bonito perto de tanta coisa feia, mas ver a mobilização pra ajudar quem perdeu tudo, faz a gente respirar e ver que somos um país que não esqueceu do amor ao próximo. 

Depois de uma semana, inda tem muita dor. Vamos ajudar no que for POSSÍVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário